BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Friday, May 01, 2009

Getúlio e as conquistas trabalhistas

Por: Francisco Amaral

Para o trabalhador brasileiro o 1º de maio não significa apenas um ato de solidariedade a todos os trabalhadores do mundo, é também o dia da vitória do trabalhador brasileiro pela outorga da CLT, o sistema mais avançado da época de proteção ao trabalhador, pelo grande estadista Getúlio Vargas.
Logo que assumiu o governo Provisório, em 1930, Getulio Vargas, criou o Ministério do Trabalho, que ficou conhecido como o Ministério da Revolução, tamanha era a sua preocupação com a causa do trabalhador, até então entregue à própria sorte.
Através dessa revolução social, inúmeros benefícios foram concedidos aos trabalhadores: Lei dos 2/3, lei da Sindicalização, o regime de oito horas, salário igual para trabalho igual, licença maternidade e a instituição da Carteira Profissional, até hoje aceita com dificuldade pelos patrões. Em 1933 foi regulamentada a concessão de férias e criado o IAPM – IAPC e o IAPB – Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos, Bancários e Comerciários e, dois anos depois o IAPI dos Industriários.
Em 1935, para assegurar estabilidade no emprego, foi instituído o pagamento de vultuosas indenizações para despedida sem justa causa, além de responsabilidade por acidentes de trabalho. Com a implantação do Estado Novo em 1937, Vargas manteve a sua política Social com os trabalhadores e, em 1939, reformulou os institutos de previdência e criou a Justiça do Trabalho, indubitavelmente, o maior beneficio já concedido aos assalariados.
Em 1940 Getulio decretou a Lei do Salário Mínino, com valor de 240 mil reis, o que equivaleria hoje a R$ 1.800,00. A seguir criou o Imposto Sindical para subsidiar os sindicatos e em 1942 criou o SENAI. Em 1º de maio de 1943, criou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e em 1945, autorizou a criação da CGTB Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil.
Além de assegurar o direito de greve dos trabalhadores, instituiu o voto feminino e, ao mesmo tempo deu inicio a um rigoroso processo de industrialização do País, construiu a CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, a Fábrica Nacional de Motores, a Cia Vale do Rio Doce e a Cia Nacional de Álcalis.
Com o retorno de Vargas em 1951, os trabalhadores voltaram a ter vez quando foi criado o Serviço de Bem Estar Social e Serviço Social Rural e formulou o primeiro projeto nacional autônomo através do capitalismo do Estado: daí nasceu a PETROBRÁS, o Fundo Rodoviário Nacional, o IUEE- Imposto Único sobre Energia Elétrica, básico na estruturação da Eletrobrás, o BNDES, o Banco do Nordeste e a Cia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF.
Essa Legislação transformou o Brasil na Meca de juristas do mundo inteiro que vinham aqui para tentar entender porque o Brasil, um país industrialmente atrasado, tinha uma legislação trabalhista mais eficiente e mais moderna do que os países capitalistas avançados, mas também do que muitos países socialistas. E como o velho Marx afirmava, os trabalhadores brasileiros aprenderam a merecer o que obtiveram de Getúlio, partiram para novas reivindicações, aperfeiçoaram a CLT e: “Tornando-se donos de seu próprio tempo, deram-lhes (as leis fabris) uma energia moral que os impele possivelmente à posse do poder político” (MARX, K, O CAPITAL). Assim os trabalhadores brasileiros fundaram o PTB e elegeram Getúlio, Juscelino e Jango.Diferentemente do Brasil, os EUA, o país que sempre teve o maior número de trabalhadores do mundo, jamais conseguiu fazer um partido de trabalhadores nem eleger um presidente em nome desse partido. Aliás, a tendência nos EUA é desaparecerem os sindicatos de diversas categorias. Já não existem sindicatos de bancários lá; os sindicatos de comerciários só existem em poucos estados.
E por quê isso? Porque lá não existe a CLT, não existe a unicidade sindical, não existe o imposto sindical, nem existe a estabilidade na lei para diretores sindicais. Quando surge um sindicato novo, os patrões demitem e fazem outro sindicato pago, para negociar no lugar do verdadeiro.

8 Comments:

Blogger ordones said...

MUITO BOM UM VERDADEIRO RESUMO DA ERA VARGAS

12:45 PM

 
Blogger ordones said...

MUITO BOM UM VERDADEIRO RESUMO DA ERA VARGAS

12:45 PM

 
Blogger Suzi e Duda said...

Muito boom, ajudou-nos muito em nosso trabalho sobre Getúlio Vargas em nossa aula de história...Valeu aee

12:34 PM

 
Blogger Suzi e Duda said...

This comment has been removed by the author.

12:35 PM

 
Blogger Viajandão said...

Bastante tendencioso. Reproduz a ideia que Getúlio outorgou a CLT e outros direitos sociais e trabalhistas e não fruto da pressão dos trabalhadores de diversos setores desde de os últimos anos do século XIX. O que Getúlio temia era uma revolta popular e trabalhista e tratou de agradar os trabalhadores mantendo-os sob seu jugo.

4:55 AM

 
Blogger DIDIDAMASTER - GUAIRA PR said...

Lá vem um provável petista, tentando denegrir conquistas que até hoje beneficiam os trabalhadores. O que importa é que foram criadas e existem. As circunstância em que foram criadas, pouco importa, afinal o objetivo não foi alcançado?

7:54 AM

 
Blogger Unknown said...

Celeron M, onde você tirou a conclusão de que o comentário acima foi feito por um petista? Se conhecesse um pouco de história, sua conclusão seria para um UDENISTA, partido que perseguiu Getúlio Vargas até levá-lo ao suicídio. A UDN foi personificada num elemento chamado Carlos Lacerda, que naquela época, como hoje, já usava o jornalismo para desmoralizar as conquistas sociais. Se quiser ganhar um pouco de conhecimento, pesquise as diferenças do Brasil antes e depois de Getúlio Vargas.

7:31 PM

 
Blogger Valdecy Corrêa. said...

Perfeito,Marício José da Costa Costa!!!
Para que haja uma avaliação completa do momento político, sócial e econômico de um povo, é preciso que nos reportemos aos fatos históricos que o geraram, negar isso é avaliar superficilmente ou tendenciosamente tal momento.
Quem viaja nas trincheiras da história sabe que, como você citou, a UDN perseguiu ao Getúlio e (montada numa estrutura midiática da época), desestabilizou o governo a ponto de levar o estadista Getúlio ao suicídio.Como muito bem depois disse Tancredo Neves, se não houvesse o suicídio, o Golpe de 64 já teria sido em 54 ( está frase encerra o Filme Getúlio e tem um impacto que ressoa até hoje na história da República).
A história mostra que o grupo que representa a elite brasileira, na época materializada pela UDN, depois, com o golpe de 64, dividiu-se em dois partidos oficiais, ARENA E MDB, este último, oposição de mentirinha, criado pela ditadura militar, para garantir que nenhum partido ligado aos trabalhadores voltasse ao poder. De 1964 até os dias atuais, o único partido que representa os anseios da classe trabalhadora, o Norte-Nordeste e as minorias e que ao longo dessas decadas ficaram à margem do desenvolvimento, foi o PT. Os menos atento aos fatos históricos, não percebem que o que se tem atualmente é uma repetição da história, o mesmo grupo, a mídia encabeçada pela Globo, porta-voz da mesma elite, comprometida com interesses internacionais, sobretudo Americanos e Ingleses, tenta ofuscar a a trajetória de conquistas, a partir de programas de inclusão social e de fortalecimento nacional, nitidamente observáveis nos governo Lula/Dilma, sendo o Lula e maior presidente do Brail, estando no mesmo patamar de Getúlio. Também, os menos atentos não têm como ver que, apesar de golpe moderno, a tática e a motivação são as mesmas, afinal, nascem na mesma tática de apropriação, através de intervenção, de recursos, formas modernas de colonização da América Latina, por parte do Capital estrangeiro. É preciso entender que na última década o Brasil pagou sua dívida com BANCO MUNDIAL e FIM (quanto tempo não se ouve falar deles, hem?) e tem reservas cambiais de mais de U$ 345 bilhões, valor que pagaria sua dívida externa, que o Brasil é o 4° maior credor da dívida pública dos EUA, e que a política adotada atualmente representa uma ameaça ao americanos, na medida que corta o cordão umbilical que alimenta nossa dependência. Os motivos que estão por trás do golpe de 2016 São os mesmos daquele tempo: a incômoda nacionalização do petróleo, os avanços sociais, os direitos trabalhistas (valorizacão do salário mínimo, a Lei do Piso dos Professores, etc) e a ameaça representada pelo encabeçamento por parte do Brasil no MERCOSUL,UNASUL e BRICS, este último com participação de U$ 100 bilhões, lastreado em ouro, uma verdadeira ameaça ao dólar, ao Banco Mundial e ao FIM, como ja citei.
Não sou militante de nenhum partido político, milito na história, não aceito comentários sem embasamento e para fundamentar ainda mais meu comentário, pergunto: quais são os partidos que encabeçam o atual golpe de estado? PMDB e PSDB!! Eles são remanescentes de quais partidos? O PMDB é remanescente do MDM (aquele da oposição de mentirinha do regime militar, lembram?) e o PSDB, remanesce da ARENA, que virou PDS e ambos descende da antiga UDN,a mesma que estava presente na desestabilização de Getúlio Vargas e que ao lado FIESP e GLOBO, apoiaram o golpe de 64, exilando João Goulart, que (também era acusado de ser comunista) e defendia idéias de soberania nacional-alguma semelhança com o que se ouve hoje? A história é cruel com a mentira, no caso do Brasil ela é cíclica e vem à tona. Se este golpe se consumar, amargaremos mais algumas décadas até que se complete mais um ciclo. Até lá, se eu ainda estiver por aqui,registrarei. Se não, meus filhos, mais netos e milhões de brasileiros farão ecoar minhas palavras e as de muitos que têm compromisso com a história.

3:34 AM

 

Post a Comment

<< Home